QUINTA, 05/10/2023, 14:00

Operação Arapuca 3 – Polícia Federal e Receita Federal deflagram operação de combate ao descaminho em Arapongas e Apucarana

Mais de 30 aparelhos celulares de uma marca americana foram apreendidos. A investigação apontou que a importação e a comercialização dos eletrônicos eram feitas de forma irregular sem o pagamento de tributos federais 

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (05) uma operação de combate ao descaminho de aparelhos celulares. A operação “Arapuca 3” que ganhou este nome porque foi realizada em Arapongas e Apucarana, tem como objetivo desmantelar um grupo que importava ilegalmente e revendia aparelhos celulares sem o recolhimento dos tributos federais. Cerca de 15 policiais federais e 04 auditores fiscais cumpriram 03 mandados de busca e apreensão em Arapongas e Apucarana, no norte do Paraná. Em entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal, Hugo Mendonça, explicou que a investigação apontou que a importação e a comercialização dos eletrônicos eram feitas de forma irregular sem o pagamento de tributos federais.  

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que após a importação irregular, os aparelhos celulares eram comercializados on-line e em duas lojas físicas de Arapongas e Apucarana. A partir dos documentos e materiais apreendidos nesta quinta-feira (5), a Receita Federal vai contabilizar os valores dos prejuízos causados pela suposta sonegação de tributos federais.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, se comprovada a ação criminosa, os investigados responderão pelo crime de descaminho que tem pena de 1 a 4 anos de reclusão. Ninguém foi preso durante a operação.

Por Juliana Takaoka

Comentários