QUARTA, 08/05/2019, 19:35

Orlando Bonilha é preso pela Polícia Militar

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, que foi condenado a quase 20 anos de prisão em regime fechado, foi detido por uma patrulha da PM no conjunto Maria Cecília, na zona norte da cidade.

O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Londrina, Orlando Bonilha, foi preso em Londrina na tarde desta quarta-feira, por uma patrulha da Rotam da 4ª Companhia Independente, responsável pelo policiamento na zona norte da cidade.

O promotor Jorge Barreto, do Gaeco, que atuou no caso e acompanhou as buscas pelo ex-presidente da Câmara nos últimos meses, conta que ele foi parado após a Polícia Militar ter recebido a informação de que ele estaria no Conjunto Maria Cecília, na zona norte. Bonilha acabou detido após os PMs checarem os dados pessoais dele e identificarem que existia um mandado de prisão em aberto.

Após a prisão pela Polícia Militar, Bonilha foi encaminhado à central de Flagrantes da Polícia Civil. Em março, a Vara de Execuções Penais converteu as quatro penas de Orlando Bonilha, que deveriam ser cumpridas em regime semiaberto, para uma sentença única de quase 20 anos de prisão em regime fechado. Jorge Barreto explica que, com isso, foi expedido um novo mandado de prisão.

Em um dos casos, Bonilha foi condenado por receber parte dos salários, cerca de R$ 2 mil mensais, dos funcionários de seu gabinete da Câmara, por três anos seguidos. Por conta dessa denúncia, o ex-presidente da Câmara Municipal teve o mandato cassado em 2008.

Além da condenação pela apropriação dos salários dos servidores do gabinete, o ex-presidente da Câmara foi condenado ainda em um processo que envolvia mudanças legislativas para beneficiar empresários da cidade.

Comentários