QUINTA, 10/09/2020, 18:42

Pandemia do novo Coronavírus gera aumento de 83% na busca por testamentos em cartórios do Paraná

Maior alcance foi registrado quando o procedimento por meio de videoconferência.

Os testamentos realizados em Cartórios de Notas no Paraná mostraram um aumento crescente ao longo dos últimos meses, chegando a 83%, na comparação entre os meses de abril e julho de 2020. Os dados mostram que o crescimento começou um mês após o início da pandemia, em março, e continuam aumentando mês a mês no estado.

O Paraná passou de 131 testamentos em abril para 240 em julho.

O maior alcance foi registrado quando começou o procedimento por meio de videoconferência.

O aumento na busca por orientações são por parte de idosos, profissionais da saúde e até mesmo jovens, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

De acordo com o advogado, especialista na área de testamentos, Jossan Batistute, o testamento pode ser público ou não, porém é necessária a presença de testemunhas. O documento pode ser alterado e revogado a qualquer momento.

Ainda de acordo com o advogado, há outro testamento que está sendo cogitado nesse período, além do comum, existe a busca pelo testamento vital, sobre procedimentos que devem ser adotados ainda em vida, caso o paciente esteja em fase terminal e ainda precise de algum tratamento.

Os dados referentes ao volume de novos testamentos em cartórios são do Colégio Notarial do Brasil, divulgados pela Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Comentários