QUARTA, 08/08/2018, 17:22

Para prefeito, derrubada da lei que reajustou o IPTU pode mudar o “futuro” da cidade

Proposta de iniciativa popular que pede revogação está sob análise da Comissão de Justiça da Câmara, que quer que a prefeitura indique o impacto que o orçamento do município pode sofrer caso o projeto seja aprovado.

O prefeito Marcelo Belinati disse, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, que o município ainda precisa preparar resposta ao pedido feito pela Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores sobre o impacto financeiro que uma possível derrubada da lei que revisou a Planta de Valores do IPTU em Londrina pode causar ao orçamento municipal.

A solicitação foi formulada durante reunião realizada para discutir a proposta de iniciativa popular que pede a revogação da lei, responsável por reajustar em até 600% o IPTU para quase todos os contribuintes londrinenses.

O projeto popular é resultado do trabalho de um movimento criado para questionar a revisão da Planta de Valores. Mais de 18 mil assinaturas embasaram a proposta, que considera o reajuste previsto em lei abusivo.

O prefeito, por sua vez, destaca que a revogação pode mudar o futuro da cidade, dando a entender que, sem o reajuste, o poder público vai enfrentar sérias dificuldades pra tocar a cidade. O argumento segue o fluxo dos utilizados por Belinati antes da aprovação da revisão da Planta de Valores.

A prefeitura tem 30 dias pra encaminhar resposta ao pedido da Comissão de Justiça do Legislativo. Estima-se que, sem a lei, a arrecadação do município caia até 400 milhões reais neste ano.

Por Guilherme Batista

Comentários