QUARTA, 16/06/2021, 16:49

Paraná anuncia cronograma de imunização contra Covid-19 para população geral

Governo estima que até fim de setembro todo público com mais de 18 anos seja vacinado. Primeira etapa do calendário já começou, com aplicação da primeira dose em pessoas com até 59 anos.

O novo cronograma de vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Governo do Estado no início da tarde desta quarta-feira, prevê que aproximadamente 3,8 milhões de paranaenses recebam pelo menos a primeira aplicação até o fim do mês de setembro. Ao final da campanha, pouco mais de 8,9 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

A primeira etapa do calendário estadual de imunização já começou, inclusive, com o atendimento de pessoas de 59 e 40 anos. A previsão é que esta etapa dure até o dia 18 de julho. Depois, seguindo ordem decrescente, o cronograma vai contemplar a faixa etária de 39 a 30 anos, entre 19 de julho a 22 de agosto.

Já a população com idades entre 29 e 20 anos vai poder se vacinar do dia 23 de agosto a 19 de setembro. O público mais jovem, entre 19 e 18 anos, vai ser atendido a partir do dia 20 de setembro e segue até o fim do mês.

No início da semana, o Governador Ratinho Junior já havia adiantado a informação, agora oficializada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e destacou que a programação foi elaborada com base no volume de lotes encaminhados ao Paraná pelo Ministério da Saúde, além da expectativa de recebimento da primeira remessa da vacina da Janssen, que ainda não tem data definida para chegar ao estado.

De acordo com a Sesa, os municípios têm liberdade para definir a forma com que vão realizar a campanha de vacinação nas cidades, podendo até adiantar a imunização de outros grupos etários conforme disponibilidade de doses anti-covid para atender aos novos públicos.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto disse que o calendário divulgado é uma proposta que depende da continuidade do envido de doses ao estado. Ele considera ainda que, até mesmo, seria possível adiantar o cronograma, caso o Ministério da Saúde encaminhasse uma quantidade maior de vacinas para atender à população.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina para ter mais detalhes relacionados ao esquema de vacinação no município com o avanço da campanha estadual, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias,

Comentários