TERCA, 21/06/2022, 07:00

Paraná deve ter inverno com geadas, nevoeiros e veranicos

Com La Niña, volume de chuvas deve ficar próximo ou abaixo da média histórica também aqui na região.

O inverno iniciou às 6h14 desta terça-feira e só termina às 22h04 do dia 22 de setembro. E segundo a previsão do Simepar, o primeiro dia da estação começa com temperaturas amenas e alguma nebulosidade entre o Centro-Sul, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. À tarde, o tempo fica quente entre o Oeste, o Noroeste e o Norte Pioneiro, com a máxima chegando, por exemplo, a 30º C em Paranavaí.

A previsão dos modelos climáticos do Simepar indica a continuidade, com intensidade fraca a moderada, do fenômeno La Niña. Ao longo da estação, os termômetros podem ficar abaixo de zero e causar geadas, principalmente, nas regiões Sul, Sudoeste, Central, nos Campos Gerais e em alguns pontos do Oeste e da Região Metropolitana da capital.

A expectativa, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Brown, é que as massas polares de ar frio e seco comecem a chegar com mais frequência ao estado nas próximas semanas e com elas também os tradicionais nevoeiros.

O meteorologista afirma ainda que as temperaturas médias devem seguir o padrão típico do inverno, com períodos de frio intenso por vários dias consecutivos, e com possibilidade de geadas também aqui na região.

Segundo ele, as previsões apontam ainda para um inverno com volume de chuvas perto ou abaixo da média histórica, justamente por conta do La Niña.

Samuel Brown diz que entre uma massa polar e uma frente fria também podem ocorrer os chamados veranicos, que devem surgir com mais frequência a partir da segunda quinzena de agosto.

E ele afirma que a primeira semana do inverno vai ser assim em Londrina e região, com a máxima chegando, nesta quarta-feira, por exemplo, aos 28º.

Comentários