QUINTA, 11/02/2021, 17:49

Paraná já registrou mais de 180 denúncias de fura-filas para vacina contra Covid.

 Site disponibiliza dados de cada região e canal para população informar possíveis casos de infração.

Em busca de garantir maior transparência no processo de vacinação, a Controladoria Geral do Estado, organização responsável pelo monitoramento da aplicação das doses no Paraná, passou a divulgar na última quarta-feira, um levantamento em que informa o número de pessoas que tentaram burlar a ordem de imunização nas 22 Regionais de Saúde do estado.

Os dados correspondem a denúncias encaminhadas para o órgão por meio da Ouvidoria Geral. Até o momento, 189 queixas já foram recebidas, incluindo anexos e fotos que contribuem para as investigações.  

As informações estão disponíveis no site de monitoramento do coronavírus no estado, na página “Paraná sem Fura-Fila”. Através do portal, também é possível enviar denúncias. Até o momento, Curitiba e região metropolitana registraram a maior quantidade de notificações, com 59 queixas. As regionais de Jacarezinho e Campo Mourão vêm logo em seguida.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explica que a iniciativa tem como objetivo garantir o controle e cumprimento do plano de imunização para o público-alvo da primeira etapa do programa.

O projeto ainda conta com a atuação de outros órgãos como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Paraná. Segundo o controlador-geral, o monitoramento é uma ferramenta importante para assegurar a logística de vacinação adotada pelo poder público e segurança à população.

Além do monitoramento dos fura-filas, a Controladoria Geral do Estado também é responsável por visitar municípios e avaliar as condições do serviço de distribuição das vacinas. Esta atividade é realizada por equipes itinerantes em paralelo à fiscalização das denúncias.

De acordo com Siqueira, as atividades são complementares na busca por segurança jurídica e garantia da qualidade do atendimento aos grupos de prioridade para a imunização contra a Covid-19.

 

O site para acessar todas as informações relativas aos fura-filas é o coronavirus.pr.gov.br, na aba “Vacinação”. Denúncias podem ser feitas através do portal ou pelo telefone 0800 041 1113.

Por Victor Assis

Comentários