QUINTA, 01/07/2021, 18:14

Paraná lidera geração de empregos na região Sul em maio

Saldo de quase 16 mil vagas também deixou o estado com o melhor desempenho do País no mês. Em contrapartida, Londrina perdeu 138 postos em maio.

O Estado que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada na Região Sul em maio. O saldo positivo de 15.884 contratações, o quinto consecutivo, também representou o quarto melhor desempenho do País no mês, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira.

No acumulado de 2021, o Estado criou pouco mais de 103 mil vagas, também o quarto melhor resultado nacional. E os municípios paranaenses que mais geraram empregos em maio foram Curitiba, com quase 5.900 postos, Maringá, com pouco mais de 1.160 e Toledo com 853. Entre os setores que mais contribuíram para os resultados do estado, afirma Suelen Glinski, da Secretaria Estadual do Trabalho, destaque para dois segmentos importantes da economia e que amargaram prejuízos ao longo da pandemia.

Se o estado teve bons números na geração de postos de trabalho em maio, por outro lado Londrina teve um mês de perdas, com 138 vagas a menos.  O economista e coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, responsável pela análise dos dados aqui da Região Metropolitana, professor Marcos Rambalducci, diz que o setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado negativo da cidade, em grande parte pelo desligamento de centenas de funcionários de uma empresa da área de teleatendimento.

O destaque positivo do mês ficou para Cambé, com 142 novas vagas. Além de Londrina, Arapongas também teve uma pequena queda no saldo de postos. Os resultados do Caged mostram ainda que o estoque de emprego formal nas cinco principais cidades da Região Metropolitana apresentou, na prática, uma estabilidade, com apenas 48 postos criados.  Rambalducci acredita em uma situação pontual e diz que a demissão em massa dos 800 funcionários da empresa londrinense de telemarketing acabou tendo forte impacto no saldo de empregos de toda região.

Em todo o País, foram pouco mais de 280 mil vagas criadas em maio. No acumulado do ano, o saldo brasileiro também é positivo e ficou em mais de 1.230.000 postos. Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários