SEGUNDA, 20/07/2020, 18:11

Paraná não terá biometria nas eleições municipais desse ano

A medida foi adotada para evitar transmissão por Coronavírus.

As eleições desse ano foram prorrogadas para novembro por causa da pandemia do novo Coronavírus. As eleições serão: no primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 de novembro.

Mas outras mudanças no pleito eleitoral vão ocorrer a fim de trazer mais segurança para o eleitor durante o período de votação. Entre as novas medidas está a não utilização da biometria nesse ano.

No Paraná a biometria dos oito milhões de eleitores já foi finalizada pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE-PR, apesar disso, o método tradicional com documento original com foto será utilizado.

A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que vai excluir a identificação biométrica dos eleitores nas eleições municipais.

Segundo o desembargador Presidente do TRE-PR, Tito Campos de Paula, a biometria é sem dúvidas um avanço seguro para o pleito, mas para evitar a transmissão será necessária a mudança ao método tradicional. Apesar disso, as urnas eletrônicas vão ser utilizadas normalmente.

Além do documento com foto, a alternativa para ser identificado na hora de votar é o aplicativo para celulares E-Título, que integra os documentos do eleitor e pode ser apresentado na hora da votação. Hoje 2 milhões de paranaenses possuem o aplicativo.

Ainda segundo o desembargador, é possível que seja estendido o período de votação em uma hora para evitar que as pessoas fiquem nas filas de votação por muito tempo.

Outras informações direto no site do Tribunal Regional Eleitoral www.tre-pr.jus.br.

Comentários