SEGUNDA, 14/06/2021, 08:19

Paraná registra aumento de 24% no número de empresas abertas entre janeiro e maio deste ano

Para governador, dado ajuda a comprovar bom momento econômico do estado, que também teve crescimento industrial de 18%¨e 90 mil novos postos de trabalho criados

O governador Ratinho Junior esteve em Cambé na última sexta-feira (11) participando da inauguração de um novo centro de distribuição do Grupo Muffato, e aproveitou para destacar o crescimento industrial registrado no Paraná nos quatro primeiros meses deste ano. Segundo ele, o aumento foi de 18%, o que ajudou o estado a gerar, no período, cerca de 90 mil novos postos de trabalho. O resultado, segundo o governador, é o melhor dos últimos onze anos, e ajuda a mostrar, na avaliação dele, que o Paraná tem conseguido superar as dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus.

Outro dado que vai ao encontro das declarações de Ratinho Junior é o relacionado ao saldo de 79.976 novas empresas abertas no estado entre janeiro e maio deste ano. De acordo com levantamento feito pela Junta Comercial, o número é 24% maior se comparado ao registrado no mesmo período do ano passado. As chamadas Microempresas Individuais (MEIs), segundo o levantamento, continuam como o segmento com maior crescimento até o momento, com 90.789 registros, sendo que 17.287 foram só em maio. 

Para o presidente da Junta Comercial, Marcos Rigoni, o crescimento tem relação direta com o processo de desburocratização implementado no estado nos últimos tempos para ajudar na criação de novos negócios. Atualmente, segundo levantamento feito pelo Governo Federal, o interessado leva, em média, 1 dia e 15 horas para abrir uma empresa no Paraná, que é o quarto estado mais rápido do país neste quesito.

Por Guilherme Batista

Comentários