QUARTA, 12/05/2021, 18:30

Paraná tem aumento de 20% na abertura de empresas no primeiro quadrimestre

Economista alerta que apesar de dado positivo, número de fechamentos também se manteve alto e reflete cenário de desemprego e necessidade de empreender.

O saldo de empresas abertas no estado no primeiro quadrimestre foi de pouco mais de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual, divulgado em relatório da Junta Comercial do Paraná nesta quarta-feira, leva em conta todas as aberturas e baixas entre janeiro e abril. Se forem consideradas apenas as empresas criadas, o aumento foi de quase 27,5% no quadrimestre.

O saldo entre abertas e fechadas foi de 64 mil, contra pouco mais de 53 mil em 2020. Assim como as empresas criadas, as baixas também registraram aumento em 2021, foram quase 32 mil contra 22 mil no mesmo período do ano passado, um crescimento de mais de 45% em apenas doze meses.

A maioria das empresas abertas nos primeiros quatro meses do ano foram MEIs, quase 73 mil, o correspondente a mais de 90% do total do período. Os números, de acordo com a Junta Comercial mostram uma recuperação expressiva da economia do Estado, apesar da pandemia.

Para o economista e professor da UTFPR, Marcos Rambalducci, os números não deixam de ser positivos, mas refletem o grande volume de desempregados, também no estado e na cidade, e a possibilidade que muitos encontraram de ter uma renda e sobreviver. É o chamado empreendedorismo por necessidade, que em muitos casos tem curta duração, afirma Rambalducci.

O economista, que também é coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, diz que, apesar disso, o momento não deixa de ser uma oportunidade para muitas dessas novas empresas crescerem.

Para quem já abriu a empresa ou está pensando em começar um negócio, Rambalducci diz que algumas dicas são fundamentais.

Outro relatório divulgado pela Junta Comercial mostra que o Estado conseguiu reduzir o tempo médio de abertura de uma empresa em 17 horas. Eram 55 horas em abril de 2020 e no mês passado esse prazo foi para 38 horas. O Paraná ficou em segundo lugar no ranking de abril para registro de empresas no país, atrás apenas de Sergipe.

Comentários