TERCA, 16/01/2024, 08:35

Paranaenses ocupam o 1º lugar no ranking dos mais endividados do Brasil

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 91,7% da população paranaense, relatou ter algum tipo de dívida a pagar em 2024.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a utilização do crédito através de compras parceladas contribuiu e muito para alavancar os números de endividados pelo estado.

É verdade que os paranaenses encerraram 2023 um pouco menos endividados do que quando o ano começou: 91,7% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida em dezembro do ano passado. Já em janeiro de 2022, 96,4% declararam ter débitos a vencer, seja no cartão de crédito, carnês ou prestações da casa ou carro.

Outro vilão de quem mora no Paraná é o cartão de crédito, principal responsável pelos endividamentos ao longo de 2023. Em dezembro, concentrou 85,7% das dívidas.

No levantamento realizado pela federação, aparece ainda outros itens que interferiram e muito no bolso dos paranaenses, como o financiamento de veículo que correspondeu a 8,6% das dívidas em dezembro, seguido do financiamento de casa, com 5,8%.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários