TERCA, 02/01/2018, 09:25

Parceria entre Guarda Municipal e Polícia Militar diminui número de ocorrências na zona rural

Redução nos números conta também com ajuda da tecnologia. Várias comunidades já criaram grupos de whatsapp para comunicar casos suspeitos

Os dados são da Secretaria de Defesa Social e mostram que, de março até o momento, foram registradas 55 ocorrências na zona rural. Desse total, oito foram de veículos roubados ou recuperados; 5 armas de fogo apreendidas; 6 mandados de prisão cumpridos; 7 roubos e furtos; 3 casos de tráfico de drogas, além de 17 pessoas presas e 4 menores apreendidos.

O supervisor rural da Guarda, Diego Ribeiro, diz que a queda nos números é resultado da parceria entre a corporação e a Polícia Militar, iniciada em março.

Segundo o supervisor, a Polícia Civil também realizou algumas operações em algumas comunidades, que ajudaram a reduzir os índices. O GM Ribeiro afirma ainda que o problema da insegurança atingia todos os distritos e patrimônios. Mas algumas localidades acabavam tendo uma atenção maior por conta dos índices mais elevados de ocorrências.

Atualmente, a zona rural tem ronda diária de 24 horas, feitas por duas equipes da Guarda. O supervisor rural da Guarda conta que o trabalho conjunto permitiu uma melhoria na prevenção de crimes.

Mas a parceria com a PM também conta com a ajuda da tecnologia. Ribeiro diz que se os moradores suspeitam de algo, acionam imediatamente, a PM ou Guarda pelos grupos de whatsapp. Já existem cinco deles criados em diversas comunidades rurais.

Segundo Ribeiro, o atendimento às ocorrências na região deve ser reforçada com a chegada de mais uma viatura em fevereiro.

Comentários