TERCA, 30/04/2019, 18:37

Pesquisa da Federação das Indústrias revela queda na confiança do empresário paranaense em abril

Dados divulgados pela Fiep mostram que expectativa do industrial do Estado com relação ao futuro da economia caiu, mas permanece na área de otimismo.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial, o ICEI, foi de pouco mais de 60 pontos em abril. O que mostra uma redução de 4,7 pontos em relação a março. Apesar disso, ele permanece na área de otimismo, acima dos 50 pontos.

O ICEI é formado dois indicadores, o de condições, que avalia a visão do empresário em relação ao próprio negócio e à economia do país nos últimos seis meses, e ainda pelo indicador de expectativas, que faz uma projeção dos próximos seis meses.

No caso da percepção de futuro, o índice registrou a maior queda, 6,6 pontos, quando comparada com março. Já o de condições, que olha para o semestre anterior, ficou praticamente estável, com ligeira queda de 0,6 pontos.

O economista da Fiep, Evânio Felippe, avalia que o resultado, em parte, se deve a dois fatores, a dificuldade em encaminhar a Reforma da Previdência, que poderia trazer equilíbrio fiscal às contas públicas, e a revisão para baixo no crescimento do PIB para este ano, divulgado pelo Banco Central.

O economista explica que, mesmo com indicadores de produção positivos nos primeiros dois meses do ano no Paraná, que foi o estado onde a indústria mais cresceu no país no bimestre, o empresário ainda enxerga uma realidade não correspondida e age com cautela em relação a novos investimentos e ao aumento da produção.

A pesquisa mostrou ainda que 72% das indústrias paranaenses mantiveram a mesma quantidade de trabalhadores e quase 27% estão com estoques acima do planejado. Em torno de 34% dos empresários também apontaram uma demanda interna insuficiente para os produtos.

Comentários