QUINTA, 08/10/2020, 17:53

Pesquisa do IBGE confirma que setor industrial do Paraná está em franca recuperação

Apesar de relativamente pequeno, crescimento de 2,9% revela que estado tem conseguido driblar a crise imposta pela pandemia. Setor de alimentos lidera momento de retomada.

O IBGE divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira sobre os indicadores industriais do Paraná, confirmando que o setor segue em plena recuperação. O levantamento mensal mostra um crescimento de 2,9% em agosto na comparação com o mês de julho deste ano. Já em relação ao resultado de agosto de 2019, houve uma queda de 7,6%. Apesar de negativo, o resultado se torna melhor quando comparado com os dados de o mês anterior, quando a produção industrial caiu 9,1% frente a julho do ano passado. Ou seja, a diminuição persiste, mas tem se tornado cada vez menor.

O economista da Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, avalia que, depois de meses consideravelmente complicados, por conta da pandemia de coronavírus, o estado tem conseguido driblar a crise e voltar a crescer.

O setor de alimentos, conforme a pesquisa, lidera o momento de retomada, com crescimento de 15,8%.

Por outro lado, o setor automotivo continua registrando perdas. Entre julho e agosto, o segmento encolheu 45,4%. Máquinas e equipamentos recuaram 34%; Papel e celulose, 12,9%; e setor madeireiro, 10,1%. Para a Fiep, o resultado é reflexo das interrupções ocorridas na indústria no início da pandemia, além da impossibilidade de grandes investimentos no momento. Outro fator que pode ter influenciado envolve a escassez de matéria-prima. O setor moveleiro, por exemplo, já tem enfrentado dificuldades na compra de insumos para produção. Com pouca oferta e muita demanda, o valor dos itens tende a subir, encarecendo os custos.

Por Guilherme Batista

Comentários