TERCA, 29/01/2019, 19:31

Pesquisa mostra que empresários londrinenses nunca estiveram tão otimistas

Quase 75% das empresas aqui da região têm expectativa positiva para o primeiro semestre do ano, segundo levantamento da Fecomércio.

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Londrina e Região nunca estiveram tão otimistas. De acordo com a nova Pesquisa de Opinião da Fecomércio, 74,6% do empresariado local espera por um aumento nas vendas agora nos primeiros seis meses de 2019. No levantamento do segundo semestre do ano passado, o índice foi de pouco mais de 51%. Foi a melhor expectativa do empresariado local na série histórica da pesquisa, iniciada há 17 anos, e a segunda melhor do Estado.

A média estadual de otimismo dos empresários foi de pouco mais de 73%. Uma alta de 21 pontos em relação à última edição, quando foi de quase 52%. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, avalia que a mudança radical na opinião dos empresários é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual.

Além disso, a confiança do consumidor voltou a subir e o varejo do estado apresentou em 2018 o primeiro aumento real nas vendas desde o início da crise há quatro anos. Em Londrina, a prévia da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio, revela que até novembro passado o comércio da cidade cresceu mais de 11,5%.

De acordo com o levantamento da Fecomércio, o empresário londrinense também está com expectativa de investir agora em 2019. Quase 40% das empresas aqui de Londrina e Região informaram que pretendem fazer investimentos este semestre, contra apenas 20% na última sondagem. Pouco mais de 21% afirmaram que ainda não se decidiram.

Mas foi no quesito contratações que o levantamento registrou seu número mais positivo por aqui. Um aumento de quase dez vezes em relação à última pesquisa.  A parcela de empresas londrinenses que planeja aumentar a quantidade de funcionários chegou a quase 27%, contra apenas 2,5% na última sondagem.

A região Oeste, entre as sete avaliadas pela Fecomércio, registrou o maior otimismo do empresariado com 77,6%.

Comentários