TERCA, 20/04/2021, 19:18

Pesquisa revela otimismo dos comerciantes paranaenses para o Dia das Mães

Apesar disso, mais de 60% dos lojistas ouvidos afirmaram que pandemia continua afetando negócios e se mostraram preocupados com futuro da economia.

Esperançosos de que terão boas vendas no Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comerciante do varejo, mas preocupados com o crescimento da economia em 2021. A pesquisa, que ouviu mil empresários de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, entre os dias 3 e 7 de abril de 2021, foi contratada pela Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.

Em relação ao Índice de Confiança do Comerciante, que mede o entusiasmo do lojista com a atual situação econômica do país e com as finanças dos consumidores pelos próximos seis meses, 125 pontos, numa escala de 0 a 200. Em relação à economia e ao cenário das vendas nos próximos meses, 54% dos entrevistados se mostraram preocupados, mas com expectativas de melhora. Mais de 60% dos lojistas afirmaram ainda que a pandemia continua afetando sua vida empresarial e 63% deles afirmaram que tiveram que fechar o negócio para cumprir os protocolos de saúde.

Números que revelam que os comerciantes, apesar de ainda estarem receosos com a pandemia, estão mais confiantes na melhoria das vendas, avalia o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

A pesquisa, realizada pela empresa Datacenso, mostrou ainda que os comerciantes tiveram que se adaptar à nova realidade e até investir no negócio para minimizar a redução das vendas.

Por outro lado, afirma Moraes, mais de 60% deles disseram ter investido em novas estratégias de comunicação, na contratação de entregadores e nas vendas on-line.

Nos primeiros dias de maio, a ACIL divulga a pesquisa de intenção de compras sobre o Dia das Mães com os consumidores londrinenses.

Comentários