QUARTA, 27/09/2023, 15:34

Pesquisa revela queda de 7,5% na intenção dos paranaenses em presentear no Dia das Crianças

Sondagem da Fecomércio mostrou ainda que os pagamentos à vista serão maioria na data, que também registrou aumento na preferência pelos brinquedos.

A sondagem realizada pela Fecomércio e Sebrae Paraná mostrou que 66,9% dos paranaenses vão presentear neste Dia das Crianças. Na comparação com a mesma data do ano passado, a queda foi de 7,5%. Apesar da redução, a Fecomércio afirma que o percentual de consumidores que demonstrou intenção de comprar o presente em 2023 é o terceiro maior da série histórica da pesquisa iniciada em 2016.

E o principal motivo para não presentear, de acordo com a sondagem, é não ter uma criança no círculo familiar ou social.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, destaca que os brinquedos seguem na preferência e serão a opção de quase 70% dos consumidores. Percentual que, segundo ele, ficou bem acima dos pouco mais de 55% do ano passado.

De acordo com Schimidt, apesar das compras pela internet terem cada vez mais adeptos, o comércio tradicional de rua segue na preferência dos consumidores. Outro número em queda destaca o coordenador da Fecomércio, foi o valor médio do presente.

As roupas e calçados, que representavam quase metade dos presentes no ano passado, registraram queda expressiva e passaram a ser a preferência de apenas 28% dos entrevistados em 2023. A pesquisa mostrou ainda que a escolha do presente será feita, principalmente, por quem vai fazer a compra, mais de 70%.

A semana que antecede o Dia das Crianças será a mais movimentada para o comércio. A pesquisa mostrou ainda que os pais foram superados por avós, tios e outras pessoas que tenham algum parentesco com a criança. A qualidade do produto também foi o fator mais citado pelos entrevistados para definir o presente.

Segundo o coordenador da Fecomércio, a sondagem mostrou que as compras à vista serão maioria neste Dia das Crianças.

Outro dado é que quase um terço dos ouvidos na pesquisa afirmou que vai presentear duas crianças na data.

Comentários