PF deflagra Operação Nacional Proteção Integral III com alvos na região de Londrina
Em Apucarana foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, principalmente, pela internet.
A operação foi realizada, de forma simultânea, em todas as unidades da federação, nos 27 Estados brasileiros, com o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva. A operação resultou ainda em 49 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas.
Na área da Polícia Federal de Londrina, foram cumpridos dois mandados em Apucarana, sem prisões em flagrante, mas com a apreensão de celulares e mídias, que vão ser encaminhados para exame pericial. Coordenada pela Polícia Federal, a operação integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Participaram da ação 617 policiais federais de todos os estados e 273 policiais civis de 16 estados. Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais.
De acordo com a polícia, a ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da infância e da adolescência. A Operação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025.