QUARTA, 08/10/2025, 16:37

SEMA e CMTU continuam retirando plantas do Lago Igapó em Londrina

Trabalho vai se estender pelos Lagos 3 e 4

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver uma divisão de cores entre a água esverdeada e marrom, logo após a chuva que atingiu a região na terça-feira (7).

A Rádio CBN Londrina tem acompanhado a transformação da água do Lago Igapó, há cerca de um mês. A mudança na coloração da água ocorre pelo acúmulo de algas e plantas aquáticas, devido ao baixo volume de água, mas sobretudo, pela presença de poluentes na água.

Pesquisadores da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal) realizaram e entregaram uma análise da qualidade da água do Igapó, que tem deixado a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina) em alerta, onde fontes pontuais de poluição, como vazamentos de esgotos clandestinos têm contribuído para a proliferação das alfaces d’água.

Por outro lado, a Sema e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) tem feito a remoção dessas plantas, chamadas alfaces d'água ao longo dos últimos 10 dias. Os trabalhos devem se estender pelos lagos 3 e 4 nos próximos dias.

Em nota, a Sema informou que foram realizadas algumas vistorias nas galerias pluviais do entorno do Igapó, com equipe técnica própria e em conjunto com a Sanepar, por conta da larga experiência da empresa em relação à questão, e nenhum ponto de esgoto irregular foi detectado.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários