QUINTA, 05/02/2026, 10:57

Ratinho Júnior faz mistério sobre quem vai apoiar na disputa do Governo do Paraná em 2026

Governador não garante que terminará 2026 como chefe do governo. Caso dispute a presidência deve se licenciar do cargo em abril 
 

O governador do Paraná, Ratinho Jr., adotou um tom de mistério ao falar sobre as eleições de 2026. No segundo mandato como chefe de Estado, Ratinho não pode disputar novamente o cargo de governador e, por isso, tem que escolher quem vai apoiar para ser o candidato na corrida pelo Palácio do Iguaçu.

Entre os nomes que compõem o governo e que têm tido destaque nos últimos meses estão:

  • Guto Silva (PSD), que ocupa o cargo de secretário das Cidades;
  • Alexandre Curi (PSD), que preside a Assembleia Legislativa do Paraná ( ALEP);
  • Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba em três oportunidades e atualmente secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná;
  • Sandro Alex (PSD), que ocupa o cargo de secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná;

Durante a assinatura da ordem de serviço do novo terminal metropolitano, em Londrina, Ratinho sinalizou que alguns nomes que integram o governo estão em debate para um apoio na corrida eleitoral no Paraná e que um dos critérios será o distanciamento do candidato em discussões polarizadas no âmbito nacional e a capacidade de dar continuidade no trabalho feito nos últimos oito anos.

A postura de se desvincular de lados políticos no país pode estar relacionada a uma candidatura à Presidência da República. Recentemente, Ratinho Jr. afirmou ser um pré-candidato, mas aguarda definições internas do partido para definir qual nome vai representar o Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de outubro. Além do governador do Paraná, também são pré-candidatos Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás.

Caso seja escolhido pelo partido, Ratinho Jr. tem até o dia seis de abril para se licenciar do cargo e dar início à campanha eleitoral.

No Paraná, entre os nomes que devem disputar o Palácio do Iguaçu estão Sérgio Moro (União), Requião Filho (PDT), Paulo Martins (Novo) e Cida Borghetti (PP).

Por Paulo Andrade

Comentários