Operação da Polícia Civil apura desvio de R$ 4 milhões em empresa de Londrina
Funcionário do setor de vendas é suspeito de liderar esquema com empresas de fachada para desvio de recursos e lavagem de dinheiro. Cinco pessoas são investigadas
A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Máquinas da Felicidade, que investiga um esquema de desvio de aproximadamente R$ 4 milhões de uma empresa de Londrina especializada na fabricação de máquinas para salgados.
Segundo a investigação, um funcionário do setor de vendas teria se aproveitado de falhas nos controles internos para direcionar pagamentos a empresas MEIs de fachada, cujas atividades não tinham qualquer relação com o ramo industrial da empresa vítima.
De acordo com o delegado Edgard Soriani, a fraude foi descoberta após uma auditoria interna realizada no fim de 2025, quando a empresa identificou repasses considerados incompatíveis com a realidade comercial. As supostas fornecedoras estavam registradas em ramos como o de cosméticos e não possuíam estrutura física compatível com o volume de vendas declarado. A partir da denúncia, a Polícia Civil iniciou diligências que apontaram que os valores desviados teriam sido utilizados, principalmente, para a aquisição de imóveis e veículos.
Nesta fase da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços de Londrina e Piraquara, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Dois veículos possivelmente adquiridos com recursos ilícitos foram apreendidos, e um terceiro ainda está sendo procurado.
Ao todo, cinco pessoas são investigadas: o funcionário da empresa e dois casais que teriam emprestado seus nomes para a abertura das empresas utilizadas no esquema.
As investigações ainda apontam que o suspeito utilizava as contas bancárias de parentes para lavar o dinheiro desviado.
As apurações indicam crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com novas análises bancárias ainda em andamento.