PF identifica suspeito de vazar provas do primeiro dia do Enem em Cornélio Procópio
Estudante fotografou tema da redação e compartilhou em uma rede social
A equipe destacada para fazer a segurança durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) identificou oito pessoas que vazaram o caderno de questões da primeira prova, realizada no último dia 5. Um dos estudantes é de Cornélio Procópio no norte pioneiro do Paraná. Ele teria fotografado o tema da redação durante a prova, compartilhado em um grupo em rede social e depois apagado.
A informação foi divulgada neste domingo (12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração do exame.
De acordo com o Inep, fotografias que mostram as perguntas que constavam da prova foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do instituto, que acionaram a Polícia Federal para apurar o caso. A corporação concluiu que não há informação sobre postagem de conteúdo da prova antes do início do teste.
A PF já colheu depoimento desse jovem de Cornélio Procópio e das pessoas que cometeram as irregularidades nos municípios de Caruaru (PE), Natal e Brasília. Além disso, as investigações prosseguem no Rio Grande do Sul e no Ceará.
O estudante disse que não fotografou e apenas compartilhou uma foto recebida em grupo. Se confirmada a versão ele não responderá ao inquérito policial.
As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens, informou o o Inep, em nota.
No início da tarde de domingo, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que apesar da tentativa de vazamento, os casos apurados pela Polícia Federal não prejudicam a aplicação do exame e as provas não serão canceladas.