Piloto de monomotor faz pouso forçado em área de plantação na zona leste de Londrina
Ele percebeu perda de potência da aeronave dois minutos após decolar do aeroporto. Por muita sorte, piloto e os três passageiros do monomotor não ficaram feridos
O piloto de um monomotor Embraer EMB-711 Corisco precisou fazer um pouso forçado em uma área de plantação nas proximidades do Parque Tauá, na zona leste de Londrina, por volta das sete horas da manhã desta quinta-feira (9). Ele percebeu que a aeronave estava perdendo potência cerca de dois minutos depois de levantar voo no Aeroporto Governador José Richa. Por conta do problema mecânico, Gustavo Schlommer, que é instrutor de voo há 12 anos, decidiu pelo pouso de emergência. Por conhecer a cidade, ele sabia da existência dos descampados na zona leste, localizados a menos de seis quilômetros do aeroporto. Foi aí que ele resolveu agir.
O piloto fazia o transporte de três passageiros de Londrina para um evento agrícola em Rio Verde, Goiás. Por muita sorte, e graças à perícia de Schlommer, ninguém ficou ferido. A aeronave também escapou praticamente sem danos.
A Polícia Militar enviou uma viatura até o local do pouso forçado para a segurança da aeronave e do piloto. O capitão Danilo Azolini ressaltou a importância da experiência do instrutor para evitar que o acidente se tornasse uma tragédia, uma vez que, no entorno da área de plantação, há diversos condomínios residenciais e postes com fiação.
O pouso forçado deverá ser investigado pelo Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.