TERCA, 25/07/2017, 18:21

Pipa na rede elétrica é um perigo e causa acidentes graves

Só neste primeiro semestre, a Copel registrou 3300 casos de objetos nos fios de alta tensão, sendo a maioria com o brinquedo.

Julho e dezembro são os meses de férias escolares e é quando aumenta o número de acidentes por causa de pipas na rede elétrica. Mesmo passada a folga das crianças, o problema ainda preocupa. Só neste primeiro semestre, a Copel registrou 3300 casos de objetos nos fios de alta tensão, sendo a maioria com o brinquedo. Diante desse número, o gerente da Copel Londrina, Mário Darlan Alves Costa destaca que existe uma grande preocupação com esse período do ano.

A orientação da Copel é que os pais fiquem atentos e conversem com os filhos. O ideal é soltar pipa em campos abertos e parques, longe da rede elétrica para evitar acidentes. Normalmente, só perceber que o brinquedo está enroscado aos fios, as crianças querem tirá-lo e é aí que mora o perigo. Nunca use varas nem suba no poste para retirar o objeto. O choque nestes casos pode ser fatal.

Além dos acidentes com as crianças, a pipa enroscada na rede elétrica normalmente causa desligamentos de energia.

A Copel orienta também que em caso de relâmpagos, a pipa deve ser recolhida imediatamente. Não brinque em dias de chuva ou vento muito forte. Além disso, não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas.

Por Claudia Lima

Comentários