QUINTA, 23/02/2023, 14:54

Polícia Ambiental apreende 114 aves silvestres em casa na zona norte de Londrina

Pássaros foram encontrados em gaiolas sujas e em condições péssimas de saúde. Proprietário foi autuado por maus-tratos e pode ser multado em R$ 290 mil.

Equipes da Polícia Militar Ambiental fizeram a apreensão de 114 aves silvestres em uma casa no conjunto Parigot de Souza, na zona norte de Londrina, durante a tarde de quarta-feira (22). Os policiais agiram após o recebimento de uma denúncia. Os pássaros, de dez espécies diferentes, foram localizados em gaiolas sujas e em péssimas condições de saúde, com ferimentos principalmente nos bicos e nas patas. Segundo a polícia, o responsável pelas aves fazia a criação mesmo sem ter as devidas licenças ambientais para isso. Ele, inclusive, mantinha a casa vazia, apenas com os pássaros nas gaiolas. Segundo a vizinhança, o homem fazia poucas visitas ao local, o que comprovaria a falta de cuidados com as aves.

O homem foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos contra os animais. Ele assinou um termo circunstanciado na delegacia e foi liberado. Segundo a soldado Anniely, da Polícia Ambiental, o acusado também pode ser multado em até R$ 290 mil.

As aves silvestres foram encaminhadas para o Hospital Veterinário da Unifil, onde seguem recebendo os devidos cuidados. De acordo com a veterinária Daniele Martina, as aves devem passar por uma triagem, e as que estiverem aptas serão devolvidas à natureza.

Por Guilherme Batista

Comentários