QUINTA, 23/07/2020, 12:02

Polícia apura crime de difamação por meio de fake news da saúde

Pelo menos nove sites e perfis nas redes sociais estão sendo investigados e acusados de divulgar mensagens inverídicas e que atacam a Secretaria Estadual

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) começou a investigar possíveis ataques virtuais e fake news envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O pedido partiu do próprio governo do estado, que fez um Boletim de Ocorrência (BO). No documento, o assessor da Casa Civil lista nove sites e perfis de pessoas que fizeram postagens criticando as medidas tomadas pela SESA durante a pandemia.

No entendimento da polícia, caso tenham acontecido excessos ou mesmo inverdades nas mensagens, os autores podem responder pelo crime de difamação. Nesse caso, a pessoa pode pegar um ano de prisão. Os fatos ainda estão sendo apurados. Segundo o B.O, as ofensas e informações inverídicas começaram a ser publicadas no dia 18 de abril.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da PC confirmou a investigação, mas não deu detalhes da apuração dos fatos.  E a assessoria de imprensa da SESA disse que não vai comentar o assunto.

Por Claudia Lima

Comentários