TERCA, 12/09/2023, 18:14

Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de idosa na UPA do Jardim do Sol

A Polícia Civil, vai investigar a morte de uma idosa no banheiro da UPA do Jardim do Sol, na manhã desta segunda-feira (11). Apesar de exames no IML constatarem morte natural, a polícia apura se houve negligência por parte dos funcionários da unidade de saúde.

Depois de passar por uma consulta médica, a mulher foi encontrada morta no banheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol. De acordo com informações do delegado João Reis, que investiga o caso, a idosa de 60 anos chegou a tomar remédios por conta de uma falta de ar, durante o período de observação médica, ela resolveu ir ao banheiro, após mais de 3 horas desaparecida, o corpo da mulher identificada como Maria Aparecida Mendes, foi encontrado no banheiro da unidade de saúde por funcionários que tiveram que arrombar a porta.

O prontuário médico da mulher foi analisado durante a perícia, segundo o Instituto Médico Legal (IML), as doses de remédios prescritas para o tratamento de bronquite asmática da idosa retirado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, não seriam determinantes para a morte da paciente. Com inquérito aberto a Polícia Civil, quer elucidar o caso e passa a investigar a possibilidade do crime de omissão de socorro.

De acordo com o delegado, é necessário analisar o prontuário da vítima, saber qual foi o atendimento que ela buscou na unidade, além de ter acesso as câmeras de segurança da UPA, ouvir o testemunho da equipe médica e da família da idosa, só assim, será possível chegar a uma conclusão, se houve uma fatalidade, morte natural, ou algum tipo de omissão ou negligência por parte de alguém.

O IML informou que a perícia feita no corpo da idosa, constatou morte por causa natural, identificando apenas manchas vermelhas no peito, provenientes de sinais de infarto, descartando qualquer sinal de violência e ferimentos aparentes pelo corpo.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários