TERCA, 16/05/2023, 11:38

Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Cambé

Um rapaz de 20 anos é suspeito de integrar um grupo neonazista 
 

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Cambé, no norte do estado, com a colaboração da Polícia Civil de Londrina. A intenção era coletar provas em dois imóveis ligados a um rapaz de 20 anos, suspeito de integrar grupos neonazistas que pregam a supremacia branca. Em entrevista à rádio CBN Londrina, o delegado Osnei Valdir de Oliveira, do DEIC – Diretoria Estadual de Investigações Criminais, de Florianópolis, explicou que este é o desdobramento de uma investigação iniciada em novembro em Santa Catarina.

Em dois imóveis de Cambé foram apreendidos computador, telefone celular, bandeiras de movimentos separatistas e fascistas, além de documentos de apologia à supremacia branca. Todo esse material será analisado pela equipe de investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes de Racismo e Intolerância do DEIC.

De acordo com o delegado, esse grupo usa o movimento separatista de fachada. Na verdade, produz e divulga conteúdo nazistas e fascistas e de discriminação, principalmente contra negros, judeus, nordestinos e homossexuais no Telegram.  

Por enquanto esta operação ainda não tem nome. O delegado não descarta a ligação deste grupo de brasileiros com grupos neonazistas que pregam a supremacia branca no exterior.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários