QUARTA, 28/10/2020, 19:08

Polícia Civil investe contra o tráfico de drogas com uso de aeronaves e prende dez, de julho a outubro

Foram três fases de operação que desmontou um esquema interestadual de tráfico. A quadrilha atuava entre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As investigações começaram há um ano, quando um avião que havia saído de Arapongas caiu na Região Metropolitana de Curitiba carregado com 30 quilos de cocaína. O piloto foi preso.

A quadrilha traficava drogas entre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, utilizando aviões e helicópteros. Em julho, policiais federais prenderam quatro homens por tráfico de entorpecentes, associação ao tráfico e tráfico de armas, em Ponta Porã. Foram apreendidos 903 quilos de maconha.  

Em setembro, a Polícia Civil do Paraná prendeu dois homens e duas mulheres por tráfico de drogas e associação ao tráfico, em Colorado, região Norte Central do Estado. Eles seriam os responsáveis pelo abastecimento das aeronaves e transporte das drogas. Trinta mil reais também foram apreendidos nas primeiras fases da operação. 

Na terceira fase, concluída nesse fim de semana, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão no interior do Paraná, nos municípios de Colorado, Itaguajé, Cambé, Astorga e Arapongas, e no interior paulista, nas cidades de Sandovalina, Pirapozinho e Rosana. Foram aprendidos rádios de comunicação, mapas cartográficos de voos visuais, documentos que indicavam a contabilidade do tráfico de drogas e duas armas de calibres 22 e 28. Dois homens, de 42 e 50 anos, foram presos em flagrante por tráfico de armas em São Paulo. 

Por Livia de Oliveira

Comentários