SEGUNDA, 26/10/2020, 06:10

Polícia Civil lança ferramenta online inédita para quem precisa da segunda via do RG

Para fazer o pedido da nova carteira de identidade, o cidadão precisa apenas enviar uma foto da câmera do celular ou do computador. Próximo passo, segundo o Governo, deve ser a atualização remota também dos dados do RG.

A Polícia Civil do Paraná lançou a 2ª Via Fácil, primeira ferramenta do gênero no país, que permite ao cidadão fazer o pedido de uma nova carteira de identidade de forma remota, apenas enviando uma foto da câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um posto de atendimento.

As pessoas que fizeram a última carteira de identidade a partir de 2012 e que tiverem pelo menos 16 anos podem fazer a atualização remota da fotografia.

Mas, para os usuários que têm o registro geral emitido antes de 2012, o próprio sistema vai informar se é possível fazer a 2ª via fácil ou se vai ser preciso agendar o atendimento presencial em uma unidade da Polícia Civil.

A necessidade de ir até o posto vai permanecer para quem não possui a foto e as impressões digitais no sistema. Apesar da facilidade, o novo serviço tem um custo de quase R$ 37. Nos casos de perda ou extravio, o cidadão deve solicitar apenas a reimpressão do documento.

A ferramenta foi desenvolvida em uma parceria da Polícia Civil com a empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a Celepar.

Segundo a instituição, o próximo passo, já planejado, deve ser o da atualização remota, também dos dados do titular do RG, que apesar de não ter prazo de validade, há muitos estabelecimentos comerciais, cartórios e bancos que exigem o documento atualizado para a realização dos mais diversos serviços.

A solicitação da 2ª via do RG de forma remota pode ser feita no endereço www.institutodeidentificacao.pr.gov.br.

Comentários