TERCA, 19/10/2021, 17:27

Polícia conclui que queda fatal de idoso na Santa Casa de Londrina foi um acidente

Segundo o delegado responsável, o homem acabou se desequilibrando e caindo do segundo andar após abrir a janela no quarto onde estava internado. Para ele, não houve negligência por parte dos funcionários do hospital.

O 5º Distrito Policial de Londrina concluiu as investigações que giravam em torno da morte do aposentado Hélio Toscari, de 84 anos, que perdeu a vida após cair do segundo andar da Santa Casa em setembro do ano passado. Na época, familiares do idoso vieram a público questionar o papel de funcionários do hospital no episódio. Eles alegaram que o acidente só teria acontecido porque o idoso foi deixado sozinho no quarto.

Diante da denúncia, a polícia passou praticamente o último ano todo investigando a situação. O delegado Jayme José de Souza Filho, responsável pelo processo, analisou o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que apontou que a morte do homem foi causada por um traumatismo craniano decorrente da queda.

Ele também ouviu diversos funcionários, que garantiram que o paciente era acompanhado de perto pelas equipes. O que aconteceu, conforme o inquérito, foi o seguinte: no dia do acidente, uma enfermeira foi até o quarto do idoso após receber uma ligação da neta dele dizendo que ela tinha tentado ligar para o avô, mas que ele não tinha atendido. No quarto, a profissional encontrou seo Hélio em pé ao lado da cama e com a roupa cheia de sangue. O idoso tinha retirado o material que o fazia receber a medicação direto na veia, o que fez o sangue sair.

No depoimento, a enfermeira disse que fez uma limpeza no quarto, e que, antes de sair, disse ao idoso que iria voltar rapidamente para trocá-lo. A profissional confirmou também que o paciente apresentava sinais de confusão, mas que ele estava tranquilo e entendia o que ela dizia.

Poucos minutos após a enfermeira deixar o quatro, segundo o inquérito, uma técnica de enfermagem chega ao recinto e encontra a janela aberta. Ela percebe que o idoso tinha caído e avisa outras funcionárias. As equipes tentaram fazer a reanimação do paciente, mas não obtiveram sucesso.

Para o delegado, tudo não passou de um acidente.

Nós também procuramos a Santa Casa de Londrina, que preferiu não se manifestar no momento. O inquérito policial já foi encaminhado ao Ministério Público, que, agora, vai decidir se acata o resultado da investigação e arquiva o caso ou se há ainda outros elementos a serem apurados.

Por Guilherme Batista

Comentários