SEXTA, 01/07/2016, 18:53

Polícia Federal alerta que a emissão de passaportes no país volta ao normal somente na semana que vem

A falta de papel na Casa da Moeda fez com que o órgão atrasasse a entrega desde abril.

Desde abril os passaportes em todo o país estão sendo entregues com atraso de mais de 30 dias e somente casos de extrema urgência estavam sendo atendidos pela Polícia Federal. Nessa quinta-feira o órgão emitiu uma nota oficial esclarecendo a normalidade dos serviços a partir da semana que vêm.

A nota ainda esclarece que o atraso na entrega de passaportes ainda ocorre por razões de problemas técnicos, relacionados à Casa da Moeda do Brasil – CMB.

Desde meados de abril de 2016, a Casa da Moeda alega problemas na falta de insumos para a confecção das cadernetas, bem como quebra de maquinário utilizado para a confecção do documento. Tais fatos fizeram com que as entregas regulares passassem do prazo de 6 dias úteis para 30 dias corridos.

Visando resguardar os direitos dos cidadãos que necessitam do documento, a PF disponibiliza a emissão do passaporte comum, em caráter de urgência, mediante o pagamento de taxa extra.

A Polícia Federal esclarece ainda que em decorrência dos problemas técnicos da Casa da Moeda, as solicitações por passaportes em caráter de urgência aumentaram em 20%, em relação a períodos de normalidade nas emissões.

Por fim, em razão das dificuldades atuais relacionadas à confecção e à entrega de passaportes, a Polícia Federal esclarece que:

A solicitação do documento é feita pelo cidadão, nos postos da PF. Os agendamentos estão disponíveis para o cidadão, e o atendimento é realizado de forma regular, mediante agendamento.

Após solicitação do passaporte, a demanda é encaminhada eletronicamente à Casa da Moeda do Brasil.

Nossa reportagem tentou contato com representantes da Polícia Federal em Londrina, no setor de passaportes, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa edição.

Comentários