SEXTA, 24/05/2024, 09:32

Polícia Federal apreende armas e equipamentos em empresa de segurança privada irregular em Londrina

Desde 2017 a PF realiza essa operação de âmbito nacional para fiscalizar e combater empresas clandestinas de segurança privada

A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira (23) a Operação Segurança Legal VIII em todas as suas unidades no país, com exceção do Rio Grande do Sul em razão das enchentes. Cerca de 463 policiais federais realizaram fiscalização de combate a empresas clandestinas de segurança privada. A ação visa encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal, com a fiscalização de 488 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros. Desde 2017 a Polícia Federal realiza essa operação em âmbito nacional.

Em Londrina, 3 empresas que prestam serviços de terceirização de mão-de-obra e de monitoramento de câmeras e alarmes foram fiscalizadas, sendo que em uma delas foi identificada a realização de atividades de segurança privada sem autorização da PF, foram apreendidos um revólver calibre 38 sem registro, cinco munições calibre 38, duas placas balísticas, um par de algemas, um cassetete, um spray de gás e dois coletes táticos.

De acordo com a Polícia Federal, a contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que estes profissionais não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar estes serviços e contratar vigilantes.

Por Juliana Takaoka

Comentários