QUINTA, 24/11/2016, 19:50

Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do vereador eleito Emerson Petriv

Ele é acusado de incitar a invasão dos imóveis no Residencial Flores do Campo.

A Polícia Federal de Londrina cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do vereador eleito Emerson Petriv, o Boca Aberta. Os policiais chegaram cedo a casa dele, que fica no jardim Imagawa, na manhã desta quinta-feira e levaram um celular e um HD de computador. O delegado Sandro Roberto Vianna explica que ele é acusado de incentivar a invasão aos imóveis do Residencial Flores do Campo, na zona norte.

De acordo com o delegado, há indícios de que ele teria participado ativamente, organizando o movimento, indicando o advogado de defesa deles e indicado uma líder que determinaria qual casa seria ocupada.

A obra federal foi invadida por mais de 1200 famílias dois dias antes das eleições municipais e pertence a Caixa Econômica Federal, financiado pelo Programa Minha Casa. Emerson Petriv foi o vereador eleito com mais votos, mais de 11 mil e assume o cargo em janeiro. O delegado destaca que o caso será levado a justiça, porque ele pode responder por crime eleitoral.

A Polícia Federal pediu a prisão preventiva de Emerson Petriv, mas a justiça negou. Ele vai responder por três crimes. Mais sete pessoas já foram identificadas como participantes do grupo, entre elas, um ex-vereador de Londrina. 

A Justiça determinou a reintegração em favor da Caixa Econômica Federal. O prazo para as famílias desocuparem era de 72 horas, em descumprimento seria aplicado uma multa de R$ 500 por dia. O delegado afirma que a Polícia Federal está organizando uma ação para cumprir a decisão judicial.

A reportagem foi até a casa do vereador eleito, mas ele não quis gravar entrevista.

Por Claudia Lima

Comentários