QUINTA, 11/05/2023, 09:00

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Nova América da Colina

Ação faz parte da Operação Helix, que visa desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas 

A Polícia Federal de Londrina deflagrou nesta manhã a Operação HELIX que visa desarticular uma organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de drogas em território nacional além de realizar a lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.
43 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão estão sendo cumpridos em seis estados brasileiros, incluindo o Paraná. Além do sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões de reais. 

Nos dois anos de investigações a Operação HELIX apreendeu 2.750 kg de cocaína além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai. 

A operação também contou com cooperação jurídica e policial com o Paraguai, com auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, depois que foi identificado que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país. Essa droga era descarregada no interior do Paraná e São Paulo e depois encaminhada para a Europa via porto de Santos, Paranaguá e Santa Catarina.

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa que se utilizava de helicópteros para trazer a droga para o Brasil. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

As diligências ainda estão em andamento na cidade de Nova América da Colina onde até agora foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão, 2 flagrantes (de arma de fogo e obstrução da Justiça), 3 helicópteros foram apreendidos além de 01 SW-4 blindada, 01 Audi Q5 e 01 Dodge Ram.
Em Maringá foram cumpridos mandados de busca e apreensão e 2 pessoas foram presas.

Por Juliana Takaoka

Comentários