QUINTA, 31/08/2023, 09:00

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nas casas de supostos contrabandistas em Rolândia

A intenção é obter provas da prática criminosa e a identificação dos autores

A Polícia Federal de Londrina cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Rolândia, nesta quinta-feira (31). Os alvos seriam integrantes de um suposto grupo criminoso que atuava no contrabando de cigarros.

A investigação começou a partir de informações recebidas da PF do estado de São Paulo. Em 2019, o grupo teria se associado para a prática de importação e distribuição ilícita de cigarros provenientes do Paraguai, com a utilização de veículos equipados com radiocomunicadores clandestinos. Esse grupo seria responsável pelo fornecimento de cigarros contrabandeados para organizações criminosas paulistas.

De acordo com as investigações, a quadrilha realizava viagens até a fronteira com o Paraguai onde os cigarros estrangeiros eram adquiridos. Segundo a PF, durante o trajeto, os criminosos se comunicavam por meio de radiocomunicadores instalados nos veículos, a fim de evitar a passagem por fiscalizações e barreiras policiais e garantir que os produtos ilícitos transportados chegassem ao destino.

Na casa de um dos alvos foram apreendidos diversos aparelhos celulares, novos e usados, um notebook e dinheiro em espécie sem origem lícita demonstrada. Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, associação criminosa e desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação. As penas somadas podem chegar a doze anos de prisão.

Por Juliana Takaoka

Comentários