TERCA, 22/01/2019, 19:07

Polícia Federal de Londrina consegue reduzir tempo de agendamento para emissão de passaportes

Apesar do período de férias, a fila de espera para o atendimento que antes era de até 30 dias agora pode ser feito em até 3 dias.

Em 2018, 27.694 mil passaportes foram emitidos em Londrina e região, 67 foram passaportes de emergência.

O passaporte tem prazo de validade de 10 anos.

A orientação da Polícia Federal é que a viagem para fora do País seja programada com antecedência e o passaporte seja solicitado no mínimo com 15 dias de antecedência à viagem.

De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal em Londrina, Joel Moreira Ciccotti, a demanda permanece a mesma do que ocorre ao longo do ano, apesar das férias. Mas houve alteração nos prazos para solicitação da emissão do documento. Antes eram necessários 30 dias para agendamento de atendimento, hoje o prazo máximo é entre dois e três dias.

Quem tem viagem marcada para fora do País deve ficar atento ao prazo de entrega do passaporte. À partir da entrada dos documentos solicitando o passaporte são 10 dias úteis para entrega.

Se o passaporte não for retirado em até 90 dias depois da solicitação de emissão, o documento é cancelado e será necessário refazer todo o trâmite.

Os passaportes emergenciais só são realizados em casos de trabalho, humanitárias ou de saúde. Esse passaporte tem validade de um ano e não pode ser utilizado para fins de turismo, com risco de ser deportado.

Para agendamento do atendimento a emissão do passaporte basta acessar www.pf.gov.br.

Por Bruno Carraro

Comentários