QUINTA, 13/12/2018, 08:06

Polícia Federal deflagra 5ª fase da operação Registro Espúrio

Operação é realizada em Londrina e mais três cidades 

Ação apura fraudes relacionadas a desvios sindicais junto ao Ministério do Trabalho. São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em Brasília, Anápolis, Goiânia e Londrina. Segundo investigação da PF, grupo desviou mais de R$ 12 milhões.

Para viabilizar a ação criminosa, a quadrilha arregimentou o consultor jurídico do Ministério do Trabalho – cujo afastamento do cargo foi determinado pelo STF -, efetivando, ainda, a nomeação, no final do ano passado, de um membro do bando para exercer o cargo de Superintendente Regional do Trabalho no Distrito Federal, com o objetivo de deferir, de forma irregular, os pedidos de restituição formulados por entidades ligadas ao grupo. Os investigados irão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

Durante a quarta fase da operação que foi deflagrada em setembro desse ano, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Cooperativa (Fenatrocoop) , Mauri Viana, chegou a ser preso em Londrina acusado de receber indevidamente R$ 2,5 milhões.

Por Pauta CBN

Comentários