TERCA, 04/04/2023, 11:35

Polícia Federal desmantela quadrilha que praticava fraudes tributárias na venda de produtos eletrônicos importados

Equipamentos eram armazenados em barracões de Londrina e empresas de fechada eram criadas em nome de laranjas para poder comercializar produtos com aparência legal na Internet.    

A Polícia Federal e Receita Federal cumpriram na manhã dessa terça-feira (4seis mandados de busca e apreensão em residências e empresas de Londrina numa operação de combate a crimes de descaminho. Os produtos eletrônicos importados sem pagamento de impostos eram armazenados em espaços de locação,  chamados Self Storage. 
Também foram apreendidos documentos e outros materiais relacionados com os delitos investigado. O valor estimado pelo esquema ultrapassa R$500 mil. 
De acordo com o delegado de Polícia Federal, Joel Cicotti a grupo criminoso alugava esses espaços e constituíam empresas de ‘fachada’ em nome de laranjas para poder comercializar esses produtos, como Smartphones, aparelhos de som e componentes de computadores.   
                       Os produtos eram trazidos do exterior sem pagamentos de tributos e comercializados em plataformas na Internet e armazenados nesses em dois barrocões, um que fica na zona norte  e outro na zona sul de Londrina. 
Na Operação Made Storage quatro pessoas físicas são investigas e três empresas. Os envolvidos podem responder por descaminho, organização criminosa e por falsidade ideológica.  Somadas, as penas previstas para os delitos podem chegar a dezoito anos de reclusão.
 

Por Guilherme Marconi

Comentários