SEXTA, 27/11/2020, 17:15

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro no Norte do Paraná

Criminosos agiam em grupo e sonegavam impostos através de empresas de fachada e laranjas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Tredo para  desestruturar um grupo criminoso da região de Santo Antônio da Platina. Eles são acusados de lavagem de dinheiro vindo de sonegação de tributos e contribuições previdenciárias. 

As investigações começaram no início de 2019 e constataram a prática de ocultação de patrimônio através da utilização de empresas de má reputação. O líder do grupo administrava essas “empresas de fachada” que eram registradas em nome de terceiros, também conhecidos como “laranjas”. Na maioria dos casos, o criminoso fazia isso através de procurações e aquisições de bens registrados no nome de outras pessoas e familiares.

A PF cumpriu 5 mandados de busca e apreensão. Um carro de luxo importado foi confiscado e está em processo a apreensão de um helicóptero. As ordens judiciais foram expedidas pela 23ª Vara Federal Curitiba. O nome da operação, “Tredo”, é uma referência ao nome que se dá para quem age com falsidade a uma obrigação, que no caso foi o recolhimento dos tributos.

Os investigados vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de outros que podem ser revelados com a conclusão das investigações.

Texto do estagiário Leonardo Bueno, sob a orientação do jornalista Marcos Garrido

Por Pauta CBN

Comentários