TERCA, 22/12/2020, 17:50

Polícia Militar dá dicas para manter a casa segura durante o período de férias

Para quem vai sair de viagem, parceria entre vizinhos é fundamental.

Durante o fim de ano, muitas pessoas se programam para passar as festas em outros lugares. Com isso, a casa fica vazia e pode chamar a atenção de criminosos. Para evitar maiores transtornos e garantir a segurança, a recomendação da Polícia Militar é que se mostre movimento na residência.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, Major Nelson Villa, explica que uma das principais formas de prevenir os furtos a domicílios é a integração da vizinhança. Dessa maneira, moradores do bairro podem ajudar na tarefa de cuidar da casa, além de monitorar o movimento e acionar a polícia, em caso de suspeita.

O major também orienta que correspondências que possam ser canceladas, sejam interrompidas enquanto estiver de viagem. Ele explica que o principal atrativo para a ação dos criminosos é o próprio aspecto de abandono da casa e, por isso, é tão importante adotar medidas preventivas.

O comandante ainda ressalta que a orientação para quem presenciar um assalto é que não reaja à ação e que notifique a polícia sobre o ocorrido. Ele afirma que este comportamento dá oportunidade para que o patrimônio seja recuperado e vidas, preservadas.

Além da questão residencial, o major Vila destaca a importância de ações de prevenção ao furto nas ruas da cidade. Ele orienta que celulares e carteiras não devem ser guardados nos bolsos de trás das calças, assim como bolsas devem estar próximas ao corpo da pessoa. O comandante ainda alerta que é preciso estar atento, pois muitos golpes são aplicados baseado no comportamento da vítima.

Por Victor Assis

Comentários