SEXTA, 25/11/2022, 08:00

Polícia Militar e Guarda Municipal utilizam spray de pimenta e balas de borracha para dispersar comemoração, na rua Paranaguá

Centenas de pessoas se reuniram na via após o Brasil ganhar partida da Copa do Mundo. Segundo comandante do 5º Batalhão, a ação foi realizada após diversas reclamações de moradores. Secretário de Defesa Social de Londrina diz que pasta vai apurar se houve excessos por parte da GM.

 

A comemoração pela vitória do Brasil, na Copa do Mundo, acabou em confusão na rua Paranaguá. A via é conhecida pelo grande número de bares e restaurantes. Alguns dos estabelecimentos abriram na tarde de quinta-feira (24) e transmitiram a partida. Uma quantidade significativa de pessoas se reuniu para assistir ao jogo.

Com a vitória, parte dos frequentadores continuou a festa na região. De acordo com relatos, por volta das 22h, a Polícia Militar e a Guarda Municipal teriam agido para dispersar o público. Segundo essas informações, sprays de pimenta e balas de borracha teriam sido utilizados. Por sua vez, algumas pessoas teriam revidado lançando garrafas em direção aos agentes.

A operação foi coordenada pela PM. De acordo com o tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina, a ação teria sido realizada após diversas reclamações de moradores da região.

Ele diz que um dos locais fiscalizados durante o serviço estava com som alto. Os agentes teriam pedido para que o dono do estabelecimento abaixasse o volume, mas ele se negou, sendo então convidado a se dirigir até a delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo Villa, proprietário recusou novamente, dando início à confusão.

Algumas pessoas que estavam na região consideraram que o uso da força na ação foi desproporcional. Apesar disso, o comandante do 5º Batalhão da PM avaliou que as técnicas utilizadas foram necessárias para evitar um cenário mais grave.

O secretário de Defesa Social de Londrina, coronel Pedro Ramos, em entrevista coletiva, disse que será apurado se houve excessos por parte da Guarda Municipal durante a operação, desta quinta-feira (24). Ele considera que novas ações podem ser realizadas durante os próximos jogos do Brasil.

Na avaliação dele, a proibição do consumo de bebida alcoólica, em locais públicos, somente a partir das 22h acaba dificultando, em partes, o trabalho dos agentes.

Henrico Tamiozzo, presidente da Abrasel Londrina, associação que representa bares e restaurantes, considera importante aproximar os diálogos a respeito da situação da Paranaguá, em busca de soluções preventivas.

O presidente da entidade em Londrina diz ainda que uma nota foi encaminhada previamente aos estabelecimentos, recomendando que os locais encerrassem as atividades por volta das 22h. Alguns espaços seguiram a orientação.

No entanto, de acordo com ele, algumas pessoas continuaram bebendo na rua, mesmo após o fechamento. Tamiozzo avalia, que nestes casos, a situação acaba fugindo do controle dos proprietários de bares e restaurantes.

Comentários