SEGUNDA, 23/08/2021, 13:00

Polícia Militar usa grupos de Whatsapp para se aproximar dos moradores de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Primeiro de Maio

Há um mês 4ª Companhia Independente passou a ser responsável pelo patrulhamento dos quatro municípios

A  4ª companhia independente da Policia Militar passou a atender quatro novas cidades da região metropolitana de Londrina há exatamente um mês.  A reestruturação trouxe novidades elogiadas pelos prefeitos de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Primeiro de Maio.

A aproximação do PM com a comunidade é um dos fatores elencados. Além do grupo de Whatspp que passa a ser um canal informal que ajuda neste contato com a comunidade, a PM pretende usar as câmeras de monitoramento para recuperar carros roubados e combater a criminalidade.

Para a prefeita de Sertanópolis, Ana Ruth Secco a mudança é perceptível e começa a surtir efeitos com sensação maior de segurança para os munícipes.

            Em Bela Vista do Paraíso a Prefeitura instalou Câmeras que tem ajudado no monitoramento da 4ª companhia. Nos últimos 15 dias dois veículos objetos de furto já foram recuperados.  O prefeito Fabricio Pastore também elogiou aumento do efetivo.

O patrulhamento nestes locais estava a cargo do 15ª Batalhão da Polícia Militar que, até então, cuidava de 14 municípios. Com a reestruturação, a 4ª Companhia passou a cuidar de 10 cidades. Segundo o major Marcos Tordoro, comandante 4ª Independente, o uso das redes sociais, como o Whatsapp tem aproximado com comunidade, mas é algo informal, entretanto o major alerta que os canais oficiais são o telefone 190 ou o aplicativo da PM.

Para aumentar essa sensação de segurança, a 4ª Companhia PM aposta nesta proximidade com a comunidade, com os comerciantes locais e associações de bairros.

Além das câmeras linkadas com a PM em Bela Vista do Paraíso, as demais cidades como Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada também devem adquirir os equipamentos para melhorar a segurança pública.

Outra novidade anunciada para as quatro cidades está na instalação de uma repetidora para que toda a comunicação via radio desses municípios com Londrina seja feita por meio digital.

Por Guilherme Marconi

Comentários