TERCA, 07/09/2021, 07:00

Polícia Militar vai agir para evitar encontro entre manifestantes neste 7 de setembro

Com proximidade entre protestos contra e a favor do governo, comandante do 5º Batalhão diz que policiais vão garantir a lei e a ordem nos dois eventos marcados para esta tarde do feriado de Independência.

A realização das duas manifestações, uma contra e outra a favor do governo Bolsonaro, quase que simultaneamente e há apenas poucos quilômetros de distância, acendeu o sinal de alerta no 5º Batalhão da Polícia Militar. O protesto organizado pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro está programado para a rotatória da avenida Higienópolis com a JK, tradicional ponto de manifestações da cidade.

A concentração começa às 15 horas e, de acordo com os organizadores, a orientação aos participantes é de que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 sejam seguidos. Os apoiadores do presidente pedem a destituição de ministros do Supremo e afirmam que a manifestação do Dia da Independência representa uma luta pela liberdade de expressão.

Do outro lado, os que são contra o governo Bolsonaro prometem fazer um protesto, com início programado para as 16h, no centro da cidade, em frente à Biblioteca Municipal. Na pauta do grupo, segundo eles próprios, a democracia e o respeito entre os poderes. Nas publicações em redes sociais, eles também pedem que todos os protocolos sanitários sejam respeitados pelos participantes.

Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Villa, a corporação vai atuar para garantir a lei, a ordem pública e a liberdade de expressão dos manifestantes em ambos os protestos.

O comandante do 5º Batalhão diz que diante da proximidade entre os dois protestos, uma das preocupações é evitar que os manifestantes se encontrem.

Villa afirma ainda que a corporação fez um trabalho de levantamento de informações sobre os dois grupos e vai atuar com as lideranças dos movimentos para evitar confrontos, vandalismo e outros problemas.

Como é de praxe, a Polícia Militar não divulga seu efetivo total escalado, mas, segundo o tenente-coronel, a tropa destacada pelo 5º Batalhão para os dois protestos do 7 de Setembro inclui, além do policiamento ostensivo de rotina, algumas forças especiais da corporação, como o pelotão de Choque.

Comentários