SEXTA, 03/09/2021, 15:41

Polícia recaptura cinco presos após fuga em massa de cadeia superlotada em Arapongas

Pelo menos 20 detentos fizeram um buraco no teto da prisão e escaparam pulando o muro. Ferramentas utilizadas por eles na ação teriam sido jogadas para dentro da unidade instantes antes de a fuga ser registrada.

A Polícia Militar (PM) continua atrás dos presos que fugiram da cadeia pública de Arapongas, na região metropolitana de Londrina, na madrugada desta sexta-feira (3). Até o início da tarde, cinco dos pelo menos 20 detentos que conseguiram escapar tinham sido recapturados. De acordo com a polícia, o grupo ganhou às ruas depois de um buraco ser feito no teto da prisão. As ferramentas utilizadas pelos presos na ação teriam sido jogadas para dentro da unidade instantes antes de a fuga ser registrada. As câmeras de segurança da cadeia registraram o momento em que os objetos são arremessados por dois homens, e, posteriormente, quando os detentos começam a fugir correndo pela rua. Para escapar, os presos tiveram que pular um muro de pelo menos quatro metros de altura. As informações são do tenente Mathias, da Polícia Militar.

No momento da fuga em massa, a cadeia pública de Arapongas estava superlotada. Com a capacidade máxima para 60 presos, a unidade abrigava mais de 160. O tenente destaca que transferências são realizadas com uma certa frequência pelo Departamento Penitenciário (Depen) do estado, mas afirma que, como as prisões não param de acontecer, a situação de superlotação nunca é controlada.

Nós também enviamos um pedido de nota ao Depen sobre a fuga registrada em Arapongas, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Por Guilherme Batista

Comentários