SEGUNDA, 18/07/2022, 15:54

Polícia Rodoviária reforça orientações a caminhoneiros após o registro de dois tombamentos num intervalo de três dias na PR-986, em Rolândia

Num dos casos, na noite de domingo, motorista perdeu o controle em uma curva e passou com a carreta por cima de um carro. Trecho ficou interditado por 18 horas por conta do acidente.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está preocupada com o registro de dois tombamentos de caminhões na PR-986, em Rolândia, na região metropolitana de Londrina, num intervalo de apenas três dias. O primeiro caso é da tarde da última sexta-feira (15), quando o motorista precisou jogar a carreta para o acostamento com o objetivo de evitar bater em outros veículos que estavam parados na pista por conta de um outro acidente. A carga de soja ficou toda espalhada pela pista. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. Já o segundo tombamento, registrado na noite de domingo (17), envolveu um caminhão bitrem e um carro que passava pelo trecho. O motorista da carreta, carregada com 14 toneladas de farelo de soja, teria perdido o controle em uma curva e tombado no meio da rodovia. A carreta passou por cima do automóvel, que ficou completamente destruído. A motorista do carro escapou apenas com arranhões. Já o caminhoneiro ficou preso às ferragens do veículo e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que usou serras elétricas para abrir caminho por meio do ferro retorcido. Os socorristas levaram 1h30 para fazer a retirada do motorista, que, por muita sorte, sofreu apenas ferimentos leves. As informações são do subtenente da PRE em Londrina, Adalberto Alves.

O caminhão ficou tombado na pista até o início da tarde desta segunda-feira (18), quando um guincho foi encaminhado ao local para fazer a remoção da cabine e da carroceria. A carga de farelo de soja também precisou ser retirada da pista. Por conta disso, a rodovia ficou interditada por 18 horas.

O subtenente da PRE disse que as causas do acidente ainda vão ser investigadas. Apesar disso, ele lembrou que o tombamento aconteceu depois de uma descida, o que indica, na avaliação de Alves, que o caminhoneiro não conseguiu fazer a curva por estar em uma velocidade acima da adequada para a realização da manobra.

Ele também reforçou as orientações aos caminhoneiros que passam pela região, destacando que é preciso, além do respeito às leis de trânsito, estar com a manutenção dos veículos em dia.

Por Guilherme Batista

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