QUARTA, 10/08/2016, 19:23

Policiais civis são impedidos de entregar coletes vencidos em delegacias

A categoria estuda devolver o equipamento na sede do governo do Paraná. Secretário de Segurança Pública alega que oito mil novos itens já foram comprados.

Policiais civis de diferentes regiões do Paraná entregariam nessa quarta-feira (10) seus coletes à prova de balas que estão vencidos. O ato ocorreria em subdivisões da corporação, mas o governo do estado não aceitou a devolução dos equipamentos. Ainda assim, ocorreram manifestos simbólicos, como em Londrina, onde o protesto foi em frente à 10º SDP. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e região, Michel Franco, afirmou que a categoria marcará assembléias para decidir se fará a entrega dos coletes no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná.

Em áudio repassado pela assessoria de imprensa da secretaria de Segurança Pública, o titular da pasta, Wagner Mesquita, disse que ficou “surpreso” com o protesto dos policiais e alegou que oito mil coletes serão distribuídos aos profissionais “nos próximos dias”. Ainda conforme ele, as pautas salariais da categoria têm sido avaliadas por secretarias responsáveis pelo orçamento do estado.

O Sindipol de Londrina estima que 80% desses equipamentos da Polícia Civil de todo o Paraná estejam fora do prazo de validade. Para o presidente da entidade, a questão é só “a ponta do iceberg”. Michel Franco não descartou a possibilidade de os profissionais entrarem em greve geral.

Ainda não há data para que os policiais civis se reúnam em assembleias para definir os rumos da mobilização. Em nota enviada no fim da tarde, a secretaria de Segurança Pública declarou que a maioria das unidades da corporação funcionou normalmente nessa quarta-feira.

Comentários