QUARTA, 23/12/2020, 08:37

Posse dos vereadores em Londrina será feita em ambiente virtual

Critérios estabelecidos no regimento interno já definiram que vai comandar a sessão

A Câmara de Londrina confirmou que a cerimônia de posse dos vereadores, marcada para 1o de janeiro, será totalmente virtual, sem a tradicional ocupação das galerias por parentes e amigos dos eleitos, que também não poderão ocupar o plenário. A participação será por meio de videoconferência, com o parlamentar podendo até usar a estrutura dos gabinetes, mas com apenas um acompanhante.

Pela primeira vez, a sessão de posse será comandada por uma mulher. O regimento interno prevê que a cerimônia seja presidida pelo vereador mais idoso, no caso a professora Sônia Gimenez, do PSB. A mesa diretora será completada pelo atual presidente Ailton Nantes, representando o Partido Progressista (PP), legenda com maior número de votos, e de Mara Boca Aberta, do PROS, vereadora mais votada no último pleito.

A leitura do texto bíblico ficará para o vereador mais novo, Matheus Thum, enquanto o termo de compromisso será lido pelo vereador Jairo Tamura, parlamentar com maior número de mandatos ao lado de Lenir de Assis, três no total, porém mais velho no critério de desempate.

Por fim, segue a expectativa em relação à escolha da nova mesa diretora e presidência da Câmara para os próximos dois anos. Os vereadores podem decidir se fazem a votação já durante a cerimônia de posse ou deixam para depois, em um prazo que não pode ultrapassar 48 horas do início da sessão de posse.
A cerimônia está marcada para começar às seis da tarde e terá transmissão ao vivo nos canais da Câmara de Vereadores de Londrina no Youtube e no Facebook.

Comentários