QUINTA, 15/10/2020, 15:54

Pouca chuva atrasa o plantio de soja no Estado do Paraná

No norte do Estado, onde o início da safra verão começa em outubro, atraso é menor, mas produtores torcem por chuva. 

Dados do Deral, o Departamento de Economia Rural apontam que o Paraná atingiu apenas 16% de toda área esperada para o plantio de soja, ou 900 mil hectares. No mesmo período do ano passado, em meados de outubro haviam sido plantados 33% do total.  Os produtores que mais se arriscaram a plantar estão localizados no Sudoeste de Estado, na região de Francisco Beltrão onde as chuvas foram mais significativas.

No norte do Estado, onde o início da safra verão começa em outubro, atraso é menor, mas produtores torcem por chuva. 

Para a agrometorologista do Iapar, Heverly Moraes, a chuva que caiu nesta quinta-feira não é suficiente para o plantio da soja.  Ela salienta que até o final do mês não há previsão de chuva abundante o suficiente para umedecer o solo e contribuir para a geminação da semente.

O engenheiro técnico da Cooperativa Integrada, Irineu Baptista, orienta os produtores rurais para que tenham cautela e esperem a chuva para não perderem as sementes, que é um recurso caro. 

O maior problema do atraso no plantio da soja é que poderá retardar a produção do milho safrinha. Entretanto, a agro meteorologista lembra que na última safra da cultura houve atraso, mas mesmo assim os produtores de soja atingiram recordes de produtividade.

O Paraná possui 5,5 milhões de hectares destinados à Cultura da Soja.

Por Guilherme Marconi

Comentários